Segundo o comunicado, estão previstas precipitações de 30 a 50 mm em 24 horas, acompanhadas de ventos fortes, com início programado para a segunda metade do dia 12 de Janeiro de 2025.
Na província de Maputo, os distritos que serão afectados são: Matutuine, Namaacha, Boane, Moamba, e as cidades de Maputo e Matola. Já na província de Gaza, o fenómeno meteorológico se fará sentir nos distritos de Massingir, Chibuto, Xai-Xai e outras localidades.
De acordo com o INAM, na província de Inhambane, as chuvas fortes e trovoadas vão atingir os distritos de Zavala, Inharrime, Panda, Funhalouro e Mabote.
Entretanto, o INAM orienta os cidadãos a tomarem medidas de precaução e segurança, alertando para os potenciais impactos das chuvas e trovoadas, incluindo inundações e ventos fortes, que podem causar danos em infraestruturas, plantações e propriedades.
De salientar que desde o início desta semana que a região Sul do País tem sido fustigada por chuvas intensas, que já começaram a causar inundações em alguns bairros da capital do País, cidade de Maputo.
Contudo, as autoridades meteorológicas reforçam a necessidade de acompanhamento contínuo dos boletins para actualizações sobre as condições climáticas. (Nando Mabica)