Escrito por: Omardine Omar, Jornalista
INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 30 de Setembro de 2022 – O membro do Partido FRELIMO, Castigo Langa, foi um dos nomes mais citados pelos jornais nos últimos dias. Não era por menos: O homem levou a mensagem do povo para os seus chefões que, pelos vistos, não gostaram da mesma. Em resposta, a Comissão Política (CP) da FRELIMO emitiu uma resposta veemente contra o “Che Guevara dos oligárquicas da Pérola do Índico”.
Castigo Langa participou no Congresso; mas, enquanto estava sentado naquele pavilhão, todos o olhavam com “desdém” e como que de um “infiltrado” se tratasse. Nos discursos proferidos pelos órgãos sociais do partidão, as mensagens de purificação das fileiras eram bastante entoadas. Na ocasião, alguns órgãos de comunicação social inventavam notícias alegando que o homem havia sido impedido de participar no Congresso – o que não era verdade!
Sorridente e com um ar leve, uma vez que havia falado algo que muitos queriam falar, mas que devido à militância económica (preferem ser cães treinados), optam por fechar o bico e aplaudir, até quando o boss peida. Castigo Langa não se deixou intimidar e interpelou a liderança, por este facto, o homem obrigou o encerramento da agenda do trabalho que, estranha e contrariamente, as outras edições do conclave não trazia, o elemento: DIVERSOS.
Deste modo, o Congresso da Frelimo terminou com recomendações dos madodas, apelando que Filipe Nyusi e seus operativos aceitassem engolir camiões e contentores de sapos para que conseguissem cumprir o mandato que lhes fora confiado, porque, caso não o fizessem, a situação poderia ser outra. Entretanto, depois daquela renovação de mandatos com votos e percentagens equiparadas a de 1927, ocorridas na Libéria, quando Charles D.B. King, obteve 234 mil votos, enquanto existiam apenas 15 mil eleitores escritos para escrutínio, num processo em que o seu rival principal teve cerca de 9 mil votos.
Infelizmente, em Moçambique, existem professores catedráticos na matéria; no entanto, o Congresso já terminou. Os discursos triunfalistas já foram proferidos e bastante veiculados; a questão que fica é: como será tratado o “camarada Castigo Langa” depois de tudo o que ouvimos e vimos? Ou seja, continuará a ter o tratamento que tinha e a sua fatia do bolo não será arrancado?
Como?…
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg