Dos deputados a serem empossados destacam-se Margarida Adamugi Talapa e Anchia Safina Talapa Formiga, mãe e filha. Ambas representando o ciclo eleitoral da Província de Nampula e indicadas pelo Partido Frelimo.
Neste último mandato do Presidente da República, Filipe Nyusi, Margarida Adamugi Talapa dirigiu o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social. Mas antes disso chefiou a bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República.
Caso Talapa não tenha espaço na governação do próximo Presidente da República, este poderá ser o regresso de Talapa a Casa do Povo, desta vez ao lado da sua filha, estreante como membro da Assembleia da República.
Já Anchia Talapa, ainda não assumiu cargos públicos. Na política evidenciou-se como a primeira mulher a ocupar a posição de Secretária-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), braço Juvenil do Partido Frelimo.
Mesmo sem haver um dispositivo legal que impeça situações do género, em diferentes círculos sociais questiona-se a presença de dois membros da mesma família a representarem o povo na magna casa vindas da mesma formação política.
Refira-se que esta não é a primeira vez que há membros da mesma família a desempenharem funções de deputados na Assembleia da República. (Ekibal Seda)