INTEGRITY, Maputo, 9 de Janeiro de 2025 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exonerou, através de despachos presidenciais separados, oito titulares de cargos de alto escalão, incluindo ministros, um conselheiro presidencial, um secretário de Estado e um embaixador. As exonerações ocorrem no âmbito do término do mandato de Nyusi, que será sucedido por Daniel Francisco Chapo, eleito a 9 de Outubro de 2024, e cuja investidura está marcada para 15 de Janeiro de 2025.
Foram exonerados:
- Verónica Nataniel Macamo Ndlovo, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação;
- Margarida Adamugi Talapa, Ministra do Trabalho e Segurança Social;
- Nyeleti Brooke Mondlane, Ministra do Género, Criança e Acção Social;
- Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural;
- Ana Comoana, Ministra da Administração Estatal e Função Pública;
- Francisco Ussene Mucanheia, Conselheiro do Presidente da República;
- Lina Maria da Silva Portugal, Secretária de Estado na Província do Niassa;
- Pedro Comissário Afonso, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário junto das Nações Unidas.
As exonerações acontecem num momento em que as eleições de Outubro de 2024 continuam a ser contestadas por partidos da oposição e organizações da sociedade civil, que alegam irregularidades no processo. As manifestações contra os resultados têm sido registadas em várias províncias, enquanto o país se prepara para a transição de poder.
A Presidência ainda não revelou os nomes que ocuparão os cargos deixados vagos, sendo esperado que estas mudanças sejam conduzidas pelo novo Presidente, Daniel Francisco Chapo, após a sua investidura. – ONÉLIO DUARTE