Sabia que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado mais pobre dos EUA é superior ao das cinco principais economias da Europa, com exceção da Alemanha? No entanto, o Mississippi compete de perto com a Alemanha, com uma diferença de apenas 1.500 euros.
O PIB per capita, ajustado em função da paridade do poder de compra (PPC), nos EUA também ultrapassa o de todos os países da UE, com exceção do Luxemburgo e da Irlanda, que são casos isolados.
Como se comparam os valores do PIB per capita, tanto a preços correntes como ajustados à paridade do poder de compra, nos estados mais ricos e mais pobres dos EUA com os países europeus, especificamente a UE e o Reino Unido?
Obtivemos os valores dos países em 2024 a partir do relatório Global Outlook do FMI, que reflete os dados de outubro de 2024. Efetuámos o cálculo para os Estados dos EUA, utilizando conjuntos de dados ajustados sazonalmente do Gabinete de Análise Económica dos EUA (BEA) para o terceiro trimestre de 2024 e estimativas de população do Gabinete de Recenseamento dos EUA a partir de julho de 2024.
No terceiro trimestre de 2024, o PIB per capita nos EUA variou entre 49 780 euros (53 872 dólares) no Mississippi e 246 523 euros (266 787 dólares) no Distrito de Columbia. No extremo inferior, a Virgínia Ocidental (56 554 euros), o Arkansas (56 917 euros), o Alabama (58 061 euros) e a Carolina do Sul (59 375 euros) seguiram-se ao Mississippi.
Entre os cinco primeiros, Nova Iorque (107.485 euros), Massachusetts (101.666 euros), Washington (99.844 euros) e Califórnia (96.836 euros) seguiram-se ao Distrito de Colúmbia. Os valores são apresentados em dólares americanos no gráfico.
Para a UE em 2024, o PIB per capita variou entre 15 773 euros na Bulgária e 125 043 euros no Luxemburgo. A média da UE situou-se em 40 060 euros, enquanto a média dos EUA foi de 80 023 euros (86 601 dólares).
Entre as cinco principais economias da Europa, a Alemanha registou o PIB per capita mais elevado, com 51 304 euros, seguida do Reino Unido, com 48 441 euros, e da França, com 44 365 euros. A Itália situou-se nos 37 227 euros, enquanto a Espanha registou 33 070 euros.
As cinco principais economias europeias são definidas pela sua dimensão económica total e não pelo PIB per capita.
O Mississippi, o estado mais pobre, está quase a ultrapassar o PIB per capita da Alemanha
Estes números mostram que o PIB per capita no Mississippi, o Estado mais pobre dos EUA, é superior ao das principais economias europeias, com exceção da Alemanha, onde fica aquém em 1 524 euros. A Alemanha foi classificada como a terceira maior economia do mundo em 2024, contribuindo com 24,3% para o PIB total da UE.
O PIB per capita do Mississippi é significativamente mais elevado do que o das outras quatro principais economias europeias, ultrapassando a Espanha em 16 710 euros, a Itália em 12 553 euros, a França em 5 415 euros e o Reino Unido em 1 339 euros.
O segundo Estado mais pobre, a Virgínia Ocidental, registou um PIB per capita visivelmente mais elevado do que os cinco países europeus, ultrapassando a Alemanha em 5 270 euros
Como é que as classificações mudam com os ajustamentos das PPC?
As paridades de poder de compra (PPC) são indicadores das diferenças de nível de preços entre países. “As PPC indicam-nos quantas unidades monetárias custa uma determinada quantidade de bens e serviços nos diferentes países”, explica o Eurostat.
Quando o PIB per capita é ajustado às PPC, tanto os valores como as classificações mudam significativamente. De acordo com o FMI, que converte estes valores em dólares americanos, o PIB per capita nos EUA é de 86 601 dólares, em comparação com a média da UE de 62 660 dólares.
Em termos de PPC, o PIB per capita é mais elevado nos EUA do que em todos os países da UE e no Reino Unido, com exceção do Luxemburgo e da Irlanda, que são considerados países atípicos. No entanto, o fosso entre os EUA e os países europeus diminui significativamente com os ajustamentos em termos de PPC. Por exemplo, o PIB per capita da Alemanha, que é de 55.521 dólares a preços correntes, aumenta para 70.930 dólares quando ajustado para PPC.
Este facto sugere que as classificações entre os estados dos EUA e os países europeus também mudam em conformidade. Para uma comparação justa, devem ser tidas em conta as paridades de preços regionais (PPR) para os Estados dos EUA. A PPR abrange todos os bens e serviços de consumo, incluindo as rendas de habitação.
De acordo com o BEA, em 2023, o RPP no Mississippi era de 87,3, em comparação com a média dos EUA de 100, indicando que o custo de vida no Mississippi era 12,7% inferior à média nacional.
Aplicando esta taxa ao 3º trimestre de 2024, o PIB per capita em PPC poderia ser de aproximadamente $60.714, embora variações nas definições possam afetar o cálculo. Neste cenário, o PIB per capita em PPC do Mississippi deverá cair ligeiramente abaixo da média da UE, mas permanecerá mais elevado do que o de Espanha.
Por que é que o Luxemburgo e a Irlanda são considerados casos anómalos?
De acordo com o Eurostat, o elevado PIB do Luxemburgo explica-se “em parte pelo facto de um grande número de residentes estrangeiros trabalhar no país, contribuindo assim para o seu PIB, embora não façam parte da população residente do Luxemburgo”.
O Dr. Tom McDonnell, co-diretor do Nevin Economic Research Institute, disse à Euronews Business que o PIB da Irlanda está distorcido devido às actividades de planeamento fiscal das multinacionais americanas.
O que é o PIB?
O PIB representa o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos num país durante um período específico. Serve como indicador-chave para medir a dimensão e o crescimento da economia de uma nação.
O PIB per capita é normalmente utilizado para comparar países, enquanto o PIB per capita ajustado para PPC oferece uma base de comparação mais justa. O rendimento disponível, juntamente com os salários médios e medianos, também é utilizado para uma comparação justa. (EURONEWS)