Este financiamento crítico ajudará a atender às necessidades urgentes das populações afectadas na província de Cabo Delgado, com foco em abrigo, água, saneamento e higiene (WASH). Uma das subvenções será executada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Assistência (ADRA) e as outras acções de resposta rápida serão executadas pela CARE International. Além disso, outros parceiros humanitários da USAID estão a mobilizar recursos existentes para responder às necessidades imediatas.
O Ciclone Tropical Chido trouxe chuvas intensas e ventos fortes, resultando em perda de vidas, ferimentos e destruição significativa de habitações e infraestruturas. Relatórios iniciais indicam que as maiores perdas humanas e materiais ocorreram no sul da província de Cabo Delgado e áreas circundantes. Estão em curso avaliações para determinar o impacto total do desastre, e o Governo dos E.U.A. continuará a trabalhar em estreita colaboração com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres para coordenar a resposta ao ciclone.
O Embaixador dos E.U.A., Peter H. Vrooman, destacou a importância de uma acção rápida para ajudar os afectados pelo Ciclone Chido. “O Governo dos E.U.A. reconhece os enormes desafios enfrentados pelas pessoas afetadas e quer reafirmar a nossa solidariedade. A nossa assistência fornecerá ajuda vital às pessoas mais impactadas pelo ciclone, ajudando a aliviar o sofrimento humano e a apoiar os esforços de recuperação”, afirmou o Embaixador Vrooman.
O Governo dos E.U.A. mantém o compromisso de apoiar Moçambique nesta resposta de emergência e de reforçar a resiliência do país a futuros desastres naturais. (COMUNICADO)