O indivíduo foi detido na tarde do dia 31 de Dezembro de 2024, graças a uma denúncia de um cidadão chinês que este havia contactado. O indivíduo que agora está a ver o sol aos quadradinhos numa das celas da 1ª esquadra na cidade de Chimoio.” Estou aqui porque a arma é minha e quando deixei de viver no distrito de Manica trouxe ela comigo e o resto não posso falar”, confessou o detido.
Fazendo o balanço das últimas 48 horas e sobre a transição do ano 2024 para 2025, o Chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Mouzinho Manasse disse que para além da detenção do cidadão em conexão com a venda de arma, que é proibida legalmente, a corporação registou uma morte por acidente de viação.
A Polícia também foi reportada sobre um incêndio na sede do Partido Frelimo na região de Muda Serração no distrito de Gôndola no centro da província de Manica.” Temos o registo de que alguns indivíduos que provavelmente têm ligações com o partido PODEMOS atearam fogo sobre o paro (matchessa) que se localizava na sede da Frelimo em Muda Serração, e em vigor está uma investigação para encontrar e responsabilizar os mesmos”, sublinhou Manasse.
Ainda durante a passagem do ano 2024 para 2025 o Hospital Provincial de Chimoio, deu entrada de 475 casos com maior destaque para acidentes de motorizadas e não se registou nenhum óbito. (Pedro Tawanda, em Manica)