INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 20 de Setembro de 2022-O Zimbábue espera colher 380.000 toneladas de trigo na temporada de colheita em curso, a primeira vez que a produção do cereal no país excederia a demanda.
John Basera, Secretário Permanente do Ministério de Terras, Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural, anunciou o valor projectado em um evento agrícola em Mazowe, Província Central.
A necessidade de trigo do Zimbábue actualmente é de cerca de 360.000 toneladas. Esta safra recorde deste ano é cinco vezes maior do que a produção que foi realizada em 2021.
“Este ano estamos esperando 380.000 toneladas de 79.000 hectares de trigo de inverno, então isso implica que há um excedente este ano. Esta é uma colheita incrível. Houve uma grande melhoria na redução de carga e no fornecimento ininterrupto de água”, cita o The Herald, um jornal diário estatal, cita o Basera.
“Em 2020 conseguimos fazer 45.000 hectares, um aumento de onde estávamos no passado. Em 2021, fizemos 66.000 hectares.”
O governo do Zimbábue tem buscado maneiras de tapar os buracos deixados por uma interrupção nas importações de alimentos, em parte causada pelo conflito em andamento na Ucrânia.
Como outros países da África, o Zimbábue visa aumentar a produção local para garantir a suficiência alimentar.
Basera pediu aos agricultores privados que continuem apoiando os esforços do governo para atingir suas metas agrícolas.
Ele destacou que a participação do sector privado no crescimento e integração dos contratos foi crucial no desenvolvimento económico e na transformação da indústria. (CGTN África)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg