Nossas fontes informaram que a situação ficou tensa após o anúncio dos resultados, mas se agravou ao longo do dia. Nesta terça-feira, ocorreram vários focos de violência nos bairros de Mirige, Nanhupo e no centro da cidade, incluindo na sede do posto administrativo de Namanhumbir.
Na sede do posto administrativo de Namanhumbir, onde ocorre a exploração de rubis, foram registados danos consideráveis. Jovens e garimpeiros locais participaram na destruição de bens públicos diante de um olhar impávido da população. Agentes da PRM recuaram quando se intensificaram as manifestações.
No rol das destruições, manifestantes saquearam bens e não pouparam a Rádio Comunitária de Namanhumbir, financiada pela empresa Montepuez Ruby Mining, os escritórios da mesma organização, a sede do partido Frelimo, o posto policial de controle de trânsito, a casa do chefe do posto e de alguns membros do partido Frelimo.
Tal como no sábado, nesta terça-feira, às pessoas ficaram confinadas nas suas casas e houve dificuldade de circulação de viaturas ao longo do segundo maior centro urbano e económico da província de Cabo Delgado. (Mussa Yussuf, em Cabo Delgado)