O destaque desta edição vai para o grupo teatral Mutembela Gogo, vencedora do Prémio Carreira, num total de 11 galardoados, a mencionar, Twenty Fingers (Música); Festival de Teatro de Inverno (Teatro); Companhia de Dança Montes Namuli (Dança); Justino Cardoso (Artes plásticas); Maning Magic (Cinema e Audiovisual): Mário Macilau (Fotografia); Paulo Chibanga (Gestor Cultural); Mabenna (Moda); Ethale Publishing (Literatura) e José dos Remédios (Jornalismo Cultural).
Os premiados foram seleccionados por um júri presidido por Frederico Jamisse, entre os nove membros, a frisar: Victor Mulupata, António Guimarães, Eduardo Lichuge, Sara Jona Laisse, Julieta Mussanhane, Rufus Maculuve, Basílio Muchate e Cândida Bila.
Numa cerimónia marcada pelo anúncio e entrega de prémios aos vencedores e momentos culturais, a Ministra da Cultura e Turismo, no seu discurso oficial, destacou que os homenageados são verdadeiros embaixadores da nossa cultura, cujo talento, criatividade e inovação têm ultrapassado as fronteiras do nosso país, levando a essência de Moçambique ao mundo.
Para Eldevina Materula, as suas obras não são apenas criações artísticas, mas verdadeiros testemunhos da nossa história e identidade. “Ao reconhecer o mérito destes artistas, celebramos também a contribuição inestimável que eles têm dado para a preservação do nosso património cultural e para o fortalecimento do tecido social de Moçambique”, acrescentou a governante.
Materula sublinhou ainda que com este prémio, “queremos também promover o gosto pela livre criação no seio da juventude moçambicana, estimular e divulgar acções de jovens nacionais na área de cultura, inovação e criação artística, uma plataforma de desenvolvimento multifacetado da juventude moçambicana”. Em última instância, aponta a ministra, “entendemos que este evento é um meio para reconhecer o papel de todos aqueles que, tal como vós aqui presentes, idealizam, criam, produzem para o seu bem-estar, da sua comunidade e de Moçambique.”
Para além do galardão, entregue pelos órgãos máximos do Ministério da Cultura e Turismo, os vencedores desta edição levaram para casa 120 mil meticais cada, como forma de “estimular a produção cultural e a criatividade dos diferentes actores socioculturais”, tal como preconiza a Política das Indústrias Culturais e Criativas e a Estratégia da sua Implementação.
De frisar que o PREICC é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo, implementada pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) e pretende distinguir e reconhecer anualmente artistas, pessoas individuais e colectivas que contribuem para a promoção e para o desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas em Moçambique.