A cerimónia que foi orientada pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, tencionou laurear os artistas moçambicanos e fazedores da arte que se destacaram ao longo do ano passado no exercício da sua actividade, em prol da promoção e do desenvolvimento das indústrias culturais e criativas.
Os vencedores desta edição são:
- Música – Twenty Fingers;
- Teatro – Festival de Teatro de Inverno;
- Dança – Companhia de Dança Montes Namuli;
- Artes Plásticas – Justino Cardoso;
- Cinema e Audiovisual – Maning Magic;
- Fotografia – Mário Macilau;
- Gestor Cultural – Paulo Chibanga;
- Moda – Mabenna;
- Literatura – Editora Ethale;
- Prémio Carreira – Mutumbela Gogo;
- Prémio Jornalismo Cultural – José dos Remédios.
O prémio tem como objectivo consagrar os artistas, pessoas singulares e colectivas que desenvolvem as suas actividades na área das indústrias culturais e criativas. O mesmo pretende, igualmente, estimular, reconhecer e incentivar a produção artística na área das Indústrias Culturais e Criativas, concretamente, os fazedores e operadores culturais e criativos a trabalharem no sentido de elevar cada vez mais a qualidade dos produtos e serviços culturais moçambicanos.
A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, disse que o evento de hoje representa um momento de reconhecimento e de celebração de todos que têm dedicado as suas vidas ao desenvolvimento cultural e artístico de Moçambique.
A Governante disse ainda que o Governo reconhece as indústrias culturais e criativas como a força da cultura, a criatividade do nosso povo e, sobretudo, um mecanismo para homenagear os talentos que se têm destacado e os que já se afirmaram nos diferentes domínios do sector.
Os premiados foram seleccionados por um júri constituído por nove membros, nomeadamente: Victor Mulupata, António Guimarães, Eduardo Lichuge, Sara Jona Laisse, Julieta Mussanhane, Rufus Maculuve, Basílio Muchate, Cândida Bila e presidido por Frederico Jamisse. (Nota Informativa)