O incidente ocorreu na sede provincial do partido, que tem enfrentado uma crise interna nos últimos meses.
Os jornalistas haviam sido convidados pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da RENAMO para uma conferência de imprensa, mas não sabiam que, no mesmo local, estavam presentes membros do partido que se opõem à liderança de Ossufo Momade.
Ao perceberem da presença da imprensa, esses membros começaram a exigir aos jornalistas para que fossem ouvidos, conforme relatado por um dos profissionais.
Quando esses membros tentaram falar com os jornalistas para se posicionar publicamente contra o general Ossufo Momade e sua direcção, eis que surgiu uma situação de confronto impedindo que isso aconteça. No entanto, nenhum dos jornalistas sofreu lesões graves.
A agressão não foi mais grave devido à intervenção de outros simpatizantes, sobretudo dos que apoiam Ossufo Momade, o que permitiu a saída dos jornalistas.
A “Integrity” apurou que a conferência de imprensa, convocada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da RENAMO, não aconteceu. O evento foi adiado devido à presença de membros do partido que expressavam sua insatisfação com a liderança actual. (INTEGRITY)