O projecto visa financiar iniciativas que promovam mais conhecimento sobre diferentes tópicos relacionados com as mudanças climáticas, promovendo o surgimento de soluções inovadoras para enfrentar os desafios inerentes ao fenómeno.
Entre as áreas identificadas como prioritárias encontram-se o acesso a água, perdas e danos, acesso a energia e gestão de resíduos, sectores que enfrentam grandes desafios e necessitam de maior mobilização de financiamento climático para mitigar os seus impactos.
De acordo com Vicente Matsinhe, Gestor do Projecto, que discursava no acto de lançamento, o financiamento revela-se importante porque irá beneficiar diversas iniciativas de combate às mudanças climáticas promovidas por diferentes actores.
“Este projecto foca-se nas questões que afectam as comunidades mais vulneráveis e reconhece que ainda há muitos aspectos desconhecidos sobre às mudanças climáticas. Pretendemos promover mais conhecimento e colaboração entre os sectores público e privado”, referiu.
Para além disso, comentou que a agência está empenhada em apoiar comunidades a nível nacional, especialmente nas províncias que enfrentam maiores desafios relacionados com o fenómeno de forma a promover práticas sustentáveis para o meio ambiente.
Por seu turno Samuel Buvane, Coordenador Assistente de Financiamento Climático na Enabel, esclarece que os fundos poderão ser usados em actividades como estudos, investigações, seminários, consultorias, formações.
Espera-se que as investigações e informações resultantes sejam disseminadas para benefício de todos, incentivando uma colaboração mais eficaz entre os diversos actores sociais. (Ekibal Seda)