O episódio envolveu duas viaturas, sendo que uma carrinha de marca Toyota D4D de cor branca efectuou disparos contra dois irmãos ocupantes de uma camioneta. Um dos baleados, de 27 anos de idade, perdeu a vida instantaneamente e outro jovem faleceu no hospital. Moradores contam que foram feitos dez disparos.
Imagens de câmeras de segurança, CCTV, que a Integrity Magazine News teve acesso mostram a camioneta sendo perseguida pela viatura da marca Toyota. O motorista da camioneta, sem perceber do que se tratava, tentou ceder espaço para que a outra viatura avançasse, mas quando este parou foram feitos vários disparos contra os jovens ocupantes da camioneta.
Em comunicado, a edilidade da capital do país diz que não foram seguranças de Rasaque Manique que dispararam, eles apenas prestaram socorro às vítimas.
“Esclarecemos que este incidente ocorreu nas proximidades da residência particular do edil, sem qualquer envolvimento directo da sua equipa de segurança. Os seguranças da residência apenas intervieram para socorrer a vítima do baleamento”, disse a edilidade num comunicado.
O mesmo documento condena o incidente e faz apelo à paz, ao respeito pela vida humana assim como ao cumprimento da lei, pelo que reforça a necessidade de acções céleres por parte da polícia para apurar os factos e responsabilizar os autores deste incidente.
“O Presidente do Município de Maputo, Dr. Rasaque Silvano Manhique, condena veementemente este acto de violência e expressa profundo pesar pela morte do cidadão, que, por sinal, era residente do mesmo bairro”, diz o documento.
Os moradores de Chiango acreditam que tenham sido homens da equipa de segurança de Rasaque Manhique, pois segundo contam já houve episódios de desentendimentos por conta de um empreendimento erguido na rua que dá acesso a residência do edil.
É neste sentido que durante a noite montaram barricadas impedindo a circulação de viaturas, diante disso a polícia respondeu com disparos e gás lacrimogénio para dispersar a população. (Ekibal Seda)