Vinícius se destacou por ter sido peça fundamental nas conquistas do Real Madrid nas últimas edições da Champions League, La Liga e Supertaça Europeia. Na temporada passada, em 39 jogos, marcou 24 golos e teve nove assistências pelo seu clube. Na selecção brasileira, em dez jogos, marcou dois golos e fez pelo menos nove passes decisivos.
Por seu turno Aitana Bonmatí venceu a Liga dos Campeões da UEFA, a Liga F e a Copa da Rainha. Além disso contribuiu para a vitória da Espanha na Liga das Nações.
Na mesma cerimónia foram galardoadas outras figuras do futebol. Alejandro Garnacho, argentino do Manchester United, levou o Prémio Puskás com o golo mais bonito da época diante do Everton, a norte-americana Alyssa Naeher, dos Chicago Red Stars, foi eleita a melhor guarda-redes do mundo.
Para além destes ,foi atribuído o melhor golo feminino à brasileira Marta e o prémio fairplay foi para Thiago Maia também do Brasil. A categoria melhor adepto ficou com o jovem torcedor Guilherme Moura do Vasco da Gama. O melhor guarda-redes masculino, do período em análise, foi Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina) e o melhor treinador ficou Carlo Ancelotti (Real Madrid).
Em relação ao melhor onze do ano, em masculinos, foram premiados os atacantes Lamine Yamal (Barcelona), Erling Haaland (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid). Como meio campistas estão Jude Bellingham (Real Madrid), Rodri (Manchester City) e Toni Kroos (Real Madrid), na área defensiva ficaram Dani Carvajal (Real Madrid), Antonio Rüdiger (Real Madrid), Rúben Dias (Manchester City) e Wlliam Saliba (Arsenal) e como guardaredes está Emiliano Martínez (Aston Villa).
Em femininos foram coroadas na posição de atacantes Gabi Portilho (Corinthians), Salma Paralluelo (Barcelona), Caroline Hansen (Barcelona), no meio campo destacam-se Lindsey Horan (Portland Thorns), Patri Guijarro (Barcelona) e Aitana Bonmatí (Barcelona), na defesa estão Lucy Bronze (Chelsea), Naomi Girma (San Diego Wave), Irene Paredes (Barcelona) e Ona Battle (Barcelona) e na baliza foi premiada Alyssa Naeher (Chiago Red Stars).
A cerimónia decorreu na tarde de Terça-feira (17 de dezembro) em Doha, no Catar. Os atletas foram indicados com base nos seus desempenhos entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024. (Ekibal Seda)