“Como instituição, viemos por meio deste comunicado apresentar o nosso distanciamento relativamente a mensagem e o seu conteúdo pois o Serviço Distrital não constatou tal anomalia”, lê-se num comunicado da instituição.
A mensagem posta a circular, ontem (16 de Dezembro), dizia que depois de feitas análises laboratoriais constatou-se a presença de fezes nas águas fornecidas para o consumo da população.
“Gostaria de comunicar que o Serviço distrital Saúde Mulher e Ação Social da Cidade de Xai-Xai nas suas actividades de rotina de saúde ambiental, fizeram análises da água do FIPAG e descobriram que contém clorofórmio fecais (fezes) e isso pode causar doença. Assim sendo, são comunicados todos os municípios da cidade de Xai-Xai, a ferver a água antes do consumo”, dizia a mensagem.
Preocupada com a disseminação de informações falsas que podem causar pânico nos cidadãos, a entidade recomenda que os residentes de Xai-Xai fiquem em alerta.
“A instituição apela a população do Distrito de Xai-Xai a pautar pelo espírito de vigilância e distanciamento em relação a produção de mensagens com informações que não condizem com a verdade”, diz o comunicado.
Para além disso asseguraram que as autoridades competentes continuam atentas a quaisquer situações que possam colocar em causa a saúde pública. (IMN)