Em consequência disso o fenómeno poderá causar chuvas acima de 150 milímetros por 24 horas com trovoadas, ventos fortes com rajadas até 100 quilómetros por hora na província de Niassa, concretamente nos distritos de Cuamba, Mecanhelas, Mandimba e Metarica.
Na província de Tete afectará os distritos de Macanga, Mutarara, Doa, Angónia, Tsangano, Moatize, Chiúta, Songo, Marara, Cahora Bassa, Changara e Cidade de Tete. Na província de Manica far-se-á sentir nos distritos de Guro, Tambara, Báruè e Macossa.
Para além disso serão afectados, com chuvas acima de 75 milímetros por 24 horas com trovoadas, ventos fortes com rajadas até 80 quilómetros por hora, os distritos de Gúruè, Namarrói, Lugela, Milange e Morrumbala na Zambézia assim como os distritos de Chemba, Caia e Marínguè em Sofala.
A passagem do “Chido” em Moçambique já causou três mortes e 34 feridos em mais de 46 mil pessoas afectadas. Além disso, destruiu habitações e estabelecimentos de ensino, segundo informou Luísa, presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres. (Ekibal Seda)