Esta transacção histórica, ainda sujeita às aprovações regulamentares necessárias, representa o compromisso do Access Bank de expandir a sua presença em África e o reforço da sua posição como porta de entrada do continente para os mercados globais.
Fundado em 2000, o Bidvest Bank destaca-se pelos seus serviços diversificados, incluindo soluções bancárias para empresas e produtos de retalho. No seu exercício financeiro encerrado em Junho de 2024, o Banco registou activos totais de aproximadamente 665 milhões de dólares, e um lucro auditado antes de impostos de 20 milhões de dólares.
Com a conclusão da aquisição, prevista para o segundo semestre de 2025, o Bidvest Bank será integrado na filial sul-africana do Access Bank, criando uma plataforma ampliada para ancorar a sua estratégia de crescimento na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.
Para Marco Abalroado, Administrador Delegado do Access Bank Mozambique, “esta aquisição marca mais um capítulo na história da forte expansão do Grupo, reforçando a missão de criar uma rede que facilite o comércio e o crescimento das PME’s e dos negócios em áreas-chave”. “Acreditamos que esta aquisição trará benefícios significativos para os nossos clientes e comunidades, permitindo-nos contribuir para o desenvolvimento regional e internacional, solidificando também a nossa presença em mercados estratégicos”, acrescentou.
Esta aquisição está alinhada com o objectivo de expansão do Access Bank, que visa alcançar a escala necessária para se tornar um interveniente de peso em cada um dos seus mercados. Ao aproveitar as capacidades robustas locais do Bidvest Bank e a presença pan-africana consolidada do Access Bank, o banco terá uma maior capacidade para fomentar o comércio intra e inter-africano, ligando empresas e criando novas oportunidades para a integração regional.
O Access Bank South Africa aproveitará a aquisição para fortalecer as suas capacidades em serviços bancários empresariais e PMEs, serviços de câmbio e banca de alianças, além de lançar novos serviços adaptados ao mercado sul-africano.