Procurada pelas autoridades e com mandados de captura em seu nome, Isabel dos Santos encontra-se, alegadamente, exilada no Dubai, onde vive longe de tudo e de todos, inclusivamente dos quatro filhos que, como a própria já sinalizou, se encontram em Inglaterra entregue aos cuidados “de amas e guarda-costas”.
Uma realidade que admite ser muito dolorosa, especialmente por causa do filho mais novo, que tem apenas sete anos, e há mais de três que está privado da presença da mãe a tempo inteiro. A criança visita Isabel dos Santos cerca de duas vezes por ano no Dubai e vive em Inglaterra numa das mansões que são propriedade da empresária angolana.
No entanto, a situação complicou-se recentemente também para os filhos da empresária, uma vez que, no final de novembro, Isabel dos Santos viu os seus bens congelados também no Reino Unido.
Numa entrevista recente que deu a um canal de Youtube angolana, a empresária mostrou-se triste pela forma com os filhos estão a ser vítimas colaterais de toda esta situação.
“Não há dúvidas que isto e uma conversa difícil, porque é uma coisa pessoal. Mas as sanções são medidas diabólicas porque interferem muito. Eu não posso pagar a água, não posso pagar a luz da minha casa, nao pagar o gás, o telefone, internet, aquecimento, não posso pagar as propinas escolares das crianças. São medidas fortíssimas, principalmente quando são feitas num quadro incorreto”, fez saber a empresária, acrescentando: “O que é duro nestas medidas injustas é o impacto pessoal porque os meus filhos hoje não podem estudar, é complicado”, disse, sem desenvolver o assunto.
Recorde-se que, recentemente, Isabel dos Santos já tinha feito saber que dependia da ajuda de terceiros para garantir o sustento dos filhos, uma vez que as suas contas estão congeladas. Apesar da dificuldade da situação, nunca pensou em tê-los junto a si no Dubai, uma vez que não é essa a educação que quer que os quatro filhos tenham.
“Tenho saudades deles, mas quero que sejam educados no Reino Unido, não quero que a vida deles seja uma confusão. Espero que em breve tudo isto tenha acabado e me possa juntar a eles”.
O marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, recorde-se, morreu em 2020, num acidente enquanto praticava mergulho livre no Dubai. (FLASH)