“Várias casas destruídas e redes de telefonia móvel em baixo”, estes são os primeiros retratos da passagem do Ciclone Chido em Moçambique

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE - 15 de Dezembro de 2024-O Ciclone tropical Chido destruiu casas e a rede de telefonia móvel na província de Cabo Delgado. Já na província de Nampula, concretamente em Memba, os efeitos do Chido aumentaram os buracos na via principal do distrito.

De acordo com informações fornecidas neste Domingo, 15 de Dezembro, pela Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco e Desastres (INGD), Luísa Meque, o ciclone Chido afectou com maior incidência a província de Cabo Delgado onde destruiu várias residências e a rede de telefonia móvel.

“Neste momento, o Chido destruiu com muita força várias casas da província de Cabo Delgado, assim como não poupou alguns campos de cultivo. A rede de telefonia móvel não ficou de fora e ainda continua a cair muita chuva, mas não com muita intensidade”, explicou Meque.

No distrito de Memba, em Nampula, os efeitos do Chido verifica-se na queda de casas e no aumentou dos buracos que existiam na via principal e não só.

A dirigente avançou por outro lado, que o vento neste distrito continua a soprar, mas com fraqueza.

“O Ciclone Chido não poupou o distrito de Memba, omde várias casas ficaram destruídas, sobretudo, as de material de construção precário e neste momento, a equipa multissectorial encontra-se no terreno e dentro de algumas horas vamos avançar com os dados oficiais”, disse Luísa Meque.

Para aferir com exactidão, Luísa Meque irá dirigir ainda hoje uma reunião do Comité Operativo de Emergência na cidade de Nampula para o levantamento preliminar dos danos e necessidades de apoio às famílias afectadas. (F.E., em Nampula)

 

Exit mobile version