A CMM recorda que a indústria mineira é um dos principais motores da economia do país e já criou acima de dez mil postos de trabalho formal. Em 2020, o sector contribui para as receitas do Estado com o pagamento de impostos no valor de cerca de 6.0 biliões de meticais de acordo com o relatório mais recente da Iniciativa da Transparência na Indústria Extrativa.
A indústria mineira desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconómico do país e das províncias e distritos onde esta implantada. Além de gerar emprego, a indústria mineira traz oportunidades de negócio para empresários nacionais e internacionais.
Para além da contribuição fiscal e afins, as empresas mineiras, no âmbito da responsabilidade sociocorporativa, tem estado a desenvolver projectos socioeconómicos que incluem a construção de escolas, clínicas, estradas, e infraestruturas de fornecimento de água e de geração e distribuição de energia, entre outros.
A CMM apela a todos os Moçambicanos a manter a calma e agir com responsabilidade para com as leis do país e respeito mútuo entre os compatriotas.
A Câmara de Minas de Moçambique foi fundada em 2012 para promover e fazer crescer a indústria mineira moçambicana. São membros desta instituição associativa a maioria das empresas de médias e grandes dimensões em Moçambique, bem como algumas associações de mineradores artesanais.