O fenómeno apresenta ventos de 200 km/h e rajadas que podem alcançar 220 km/h, com chuvas acumuladas superiores a 250 mm em 24 horas.
As províncias de Cabo Delgado e Nampula estão na rota directa do ciclone. Com destaque para os distritos de Mecúfi, Metuge, Ancuabe, Meluco, Ilha do Ibo, Quissanga e a cidade de Pemba (Cabo Delgado) e Memba, Nacala, Nacala Velha, Mossuril, Mogincual, Ilha de Moçambique, Monapo e Cidade de Nampula (Nampula).
Regiões como Chiúre, Namuno, Balama, Montepuez, Macomia, Muidumbe, Liúpo, Angoche e Moma devem enfrentar chuvas de 150 a 250 mm, acompanhadas de trovoadas e ventos fortes, aumentando o risco de inundações e erosão.
O epicentro do ciclone é projectado para atingir a costa entre os distritos de Memba, Chiúre ou Mecúfi, com os efeitos mais severos esperados a partir do final do dia 13 de Dezembro. A população está a ser alertada para reforçar a segurança das suas habitações, evitar deslocações desnecessárias e evacuar para locais seguros, levando kits de emergência que incluam alimentos, água, documentos, medicamentos e roupas essenciais.
O INAM sublinha a necessidade de atenção às actualizações meteorológicas e recomenda a colaboração com as autoridades locais. (IMN)