INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 19 de Setembro de 2022-Há três anos que cresce a onda de solidariedade desde as vítimas começaram a fugir para vários pontos do país, devido aos efeitos nefastos do terrorismo, em Cabo Delgado, que eclodiu naquela província do norte de Moçambique em 2017. Um grupo da população entrou em Manica, do qual 40 famílias decidiram implantar-se na cidade de Chimoio.
E nesta sexta-feira (16 de Setembro de 2022) 68 crianças com a devida situação de integração no processo de ensino e aprendizagem receberam igual número de pares de uniforme escolar para continuarem os seus estudos, em diversos estabelecimentos escolares da cidade de Chimoio.
O gesto é da empresa petrolífera Pipeline Mozambique que desde o primeiro dia que os meninos acompanhados de seus pais vieram a cidade de Chimoio foragidos das atrocidades terroristas, em Cabo Delgado, apoia-lhes, através de diverso material escolar.
Irene de Nelson de 11 anos de idade e vítima de terrorismo, em Cabo Delgado, agora residente em Chimoio agradece o gesto da Pipeline em a prover o uniforme escolar “agora vou me sentir bem na escola com o uniforme escolar porque antes me sentia mal em ver meus colegas bem-apresentados e eu não” desabafou a pequena Irene.
Meirinho Vilankulo, representante da Pipeline Mozambique, disse que o gesto se enquadra no âmbito de responsabilidade social daquela empresa que está a par e passo na resolução dos problemas daqueles afectados “desde o primeiro dia estamos juntos com os deslocados e a entrega deste uniforme escolar simboliza a relação que a nossa firma tem para com eles e sempre vamos apoiar no que puder”.
Testemunhou a entrega dos uniformes escolares ao administrador de Chimoio, Daniel Marques Andicene, que enalteceu o gesto da Pipeline Mozambique e pediu para que outros parceiros abraçassem a causa.
Entretanto, Andicene garantiu que a breve trecho as 40 famílias vítimas de ataques terroristas, em Cabo Delgado, e que encontraram novos aposentos na cidade de Chimoio terão residências condignas, que a construção das mesmas será financiada pela Pipeline Mozambique. (Pedro Tawanda em Manica para IMN)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg