Guilherme, que era o braço direito do líder terrorista Óscar, foi abatido após uma emboscada montada pelas forças de defesa, composta pela Polícia da República de Moçambique (PRM), Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM), Forças Locais e as tropas tanzanianas.
Durante o tiroteio, três outros membros do grupo conseguiram escapar. No terreno, as autoridades apreenderam vários itens, incluindo uma AK-47, três carregadores com 83 munições, entre outros materiais, como 350g de sal, 1kg de farinha de milho e um telemóvel. A operação resultou, ainda, na apreensão de uma quantia em dinheiro de 1.280 meticais.
Portanto, a operação também causou o ferimento de uma cidadã local. Teresa Silvestre, de 34 anos, camponesa e residente na aldeia de Ngongolo, foi atingida por um tiro na nádega direita enquanto tentava fugir do tiroteio. Ela estava acompanhada pelas suas duas filhas quando saiu de casa e foi atingida no momento em que tentava se afastar da zona de conflito.
Teresa recebeu imediatamente os primeiros socorros prestados pelas forças bilaterais e foi encaminhada ao Centro de Saúde local, onde foi submetida a tratamento médico, incluindo a sutura de 22 pontos. A sua condição é estável, mas continua sob vigilância médica.
Segundo o Comandante Distrital da PRM de Nangade, Khalebe Sadraque Ramos Domingos, as forças de segurança continuam no terreno em busca dos demais membros do grupo terrorista. Portanto, as operações de caça aos insurgentes na região seguem em curso, com o objectivo de garantir a segurança das populações locais e neutralizar qualquer ameaça que permaneça nas imediações.
Esse evento acontece depois de na noite de sábado, 07 de Dezembro, o posto administrativo de Muaguide, no distrito de Meluco, ter sido alvo de ataque armado por alegados terroristas. incidente resultou na destruição de infraestruturas locais, pilhagem de bens e deslocamento em massa da população para a sede do distrito, localizada a 50 quilómetros.
Portanto, o incidente faz parte da crescente escalada de ataques terroristas em Cabo Delgado, uma região que já sofre com a violência e instabilidade desde 2017. A neutralização de Guilherme pode ser considerada uma vitória importante para as forças de segurança, que, com o apoio das forças internacionais, continuam a combater grupos armados que operam na região. (Bendito Nascimento)