A acção criminal, teve lugar na noite de sábado, 7 de Dezembro de 2024, quando indivíduos até então desconhecidos trancaram a porta da residência por fora e de seguida atearam fogo por cima da mesma que ficou totalmente em cinzas.
No interior da residência encontravam-se 4 crianças a dormir e quando se aperceberam do incêndio, as três começaram a gritar até que os vizinhos saíram para socorrer, mas foi tarde demais, porque o menor de 4 anos de idade encontrou a morte instantânea e as outras três crianças foram levadas a hospital já com ferimentos.
A mãe das vítimas na altura estava a participar numa vigília noturna na montanha de chissui.
“Recebi o telefonema enquanto participava do culto e as pessoas me disseram que a casa está a arder e as crianças estão a morrer daí saí para me aperceber da situação quando aqui cheguei encontrei tudo perdido”, disse Dona Lurdes mãe das vítimas inconsoláveis.
A residência ora incendiada, pertencia ao cunhado da dona Lurdes e como forma de solidariedade as autoridades do bairro ofereceram a família uma tenda de abrigo. (Pedro Tawanda, em Manica)