INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 19 de Setembro de 2022-Foram no total sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de bronze, conquistadas no campeonato africano de boxe que decorreu na cidade de Maputo, capital do país, por Alcinda Panguana, Rady Gramane em feminino, Yassine Nordine, Armando Sigauque e Gabriel Albino em masculino.
Moçambique terminou no topo empatado com a Argélia, facto que levou o Secretário do Estado para o Desporto, Gilberto Mendes, a criticar o Comité organizador do boxe africano por ter regras pouco claras. Posição similar foi defendida por Gabriel Júnior, Presidente da agremiação que trouxe a proeza para o país, mas explicou que a cinco anos que o comité não realiza uma competição do género e que neste momento ocorriam reformas a nível do sector, facto este que não tira o brilho de Moçambique que terminou no topo da competição a nível do continente.
As reacções sobre a conquista continental vieram de vários cantos, com principal destaque para a Ponta-Vermelha, onde a esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi escreveu na sua página oficial do Facebook que “quero assim congratular aos nossos briosos atletas por este tão elevado feito, que faz de Moçambique uma potência continental de boxe, olhando para os últimos feitos conseguidos pelos nossos atletas”.
Prosseguindo, a primeira-dama afirmou que às pugilistas Alcinda Panguana e Rady Gramane vai um reconhecimento especial por ter representado a força da mulher moçambicana neste campeonato. O reconhecimento estende-se também aos atletas Yassine Nordine, Armando Sigauque e Albino Gabriel.
Na senda das reacções, o Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou o seguinte: “os nossos cinco finalistas do Campeonato Africano de Boxe que acolhemos se sagraram todos campeões nas categorias em que estavam inseridos, o que é motivo de orgulho para toda a nação.”
Acrescentando, Nyusi congratulou os atletas e os representantes da Federação Moçambicana de Boxe (FMB), escrevendo que “os meus parabéns vão ainda para a Federação Moçambicana da modalidade, técnicos e outros que se empenharam para esta proeza. Que as vossas vitórias inspirem outros desportistas, particularmente, e todos os moçambicanos, em geral, a vencer as mais diversas batalhas da vida!” (INTEGRITY)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg