INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 19 de Setembro de 2022-Desde a realização da conferência eleitoral do partido Frelimo nos dias 11 a 12 e que se arrastou até a madrugada do dia 13 de Setembro corrente, os camaradas exigem a demissão em bloco do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo em Inhambane. A conferência eleitoral em si, foi invalidada por Samuel Muchine Mudema, 1º Secretário do Comité Provincial e Essau Elcidio Maela, Secretário para Mobilização no Comité Provincial, que trabalham na indicação à dedo de nomes de camaradas que devem ser membros do Comité Provincial, para além daqueles que foram eleitos para aquele órgão.
É uma concordância obscura que o Secretariado do Comité Provincial possui com certas pessoas que embora tenham perdido as eleições em conferência eleitoral, as mesmas devem necessariamente constituir parte daquele órgão. Não se fala de compra ou manipulação de mentes durante as eleições, mas fala-se de compra directa de lugar no Comité Provincial. O assunto foi iniciado mesmo no dia da conferência eleitoral, quando Eduardo Mussanhane, presidente da Assembleia Provincial venceu as eleições para membro do Comité Provincial. Horas depois, depois da recolha das urnas contendo os boletins de voto, eis que aparece alguém anunciando que Eduardo Mussanhane perdeu as eleições. Deixou-se de lado a eleição e usou-se a simples escolha para indicar Félix Zandamela como vencedor daquela eleição. Félix Zandamela é um agente económico que aluga viaturas na cidade de Inhambane.
Como se isto fosse pouco, está a decorrer ainda nesta Segunda-feira, dia 19, a indicação nominal dos membros do Comité Provincial, invalidando assim, os resultados da conferência eleitoral. Maria Rafael Rangel, até era candidata a membro do Comité Central, mas não reuniu votos suficientes para ser membro do Comité Provincial. Logo, não entrou para o Comité Central. Pelo menos era isso que dizia o resultado das eleições. Mas na última Sexta-feira, Maria Rafael Rangel foi indicada a dedo para membro do Comité Provincial. Esta fraude eleitoral, até retirou-lhe o direito de concorrer para membro do Comité Central, porque durante a conferência não reuniu votos suficientes para ser membro do Comité Provincial. Só que na Sexta-feira última, Maria Rafael Rangel foi indicada membro do Comité Provincial e foi retirada Isabel Roberto que venceu as eleições de forma expressiva em plena conferência eleitoral.
Outro desastre do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo em Inhambane foi de Ricardo Nhacuongue, director do Gabinete da Secretária de Estado que perdeu as eleições a membro do Comité Provincial. Mas nesta última Sexta-feira, pela mão de Samuel Muchine e Essau Elcidio Maela, Ricardo Nhacuongue foi indicado para substituir o lugar de Dias Letela que venceu as eleições em plenária da conferência eleitoral dos dias 11 a 13 de Setembro corrente. O mesmo aconteceu com Beatriz Massengele que embora proclamada vencedora das eleições para membro do Comité Provincial, o seu nome já foi retirado da lista e substituída por Graça Nhaliginga que durante a conferência eleitoral, perdeu copiosamente a eleição a membro daquele órgão.
O outro membro eleito para o Comité Provincial da Frelimo em Inhambane foi Leonardo Bassanhane Macucule, presidente da Assembleia Municipal da Cidade de Inhambane mas que o seu nome foi retirado, alegadamente porque concorreu num grupo para 4 assentos, quando na verdade, havia espaço para apenas 3.
Tanto os visados como os que foram fraudulentamente indicados a membro de órgão que se preenche por via eleitoral, recusam-se a falar do assunto. No entanto, o jornal sabe que, respeitando os resultados daquelas eleições, embora tenham sido retirados a dedo, aqueles membros participaram na votação do Secretariado do Comité Provincial, facto que torna aquele órgão ilegal a luz dos estatutos do partido, pois, trata-se um Secretariado eleito por camaradas que não são membros do Comité Provincial. (António Zacarias)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg