A informação foi avançada em um comunicado de imprensa da Presidência da República enviado à “Integrity Magazine News”. Com isso Buchili, que ocupou a posição de Procuradora-geral da República em meados de 2014, deixa a posição depois de dez anos.
O mesmo documento aponta que, em despacho presidencial separado, o Chefe do Estado nomeou Maria de Fátima Fernandes Fonseca para o cargo de Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo sob proposta do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
O mandato de Buchili já havia terminado no meio deste ano, contudo ela permaneceu no cargo mesmo sem nomeação, pois a Constituição da República não prevê a possibilidade de renovação automática do cargo.
Mesmo com essa situação, a procuradora cessante continuou exercendo funções e tomando decisões na PGR.
Segundo o Ministério Publico (MP) Américo Julião Letela é magistrado com mais de 20 anos de experiência. Iniciou as suas funções na Procuradoria Distrital de Panda em Inhambane, como Procurador Distrital. De seguida, exerceu as mesmas funções no Distrito de Vilanculos, e mais tarde, promovido a Procurador de nível Provincial de Inhambane.
O magistrado em alusão desempenhou, ainda, as funções de Procurador Provincial da República-Chefe de Cabo Delgado e Tete, onde, posteriormente foi promovido a Sub-Procurador-Geral da República, tendo sido afecto no Tribunal Superior de Recurso da Cidade de Maputo.
No ano de 2017, Américo Julião Letela veio a ser nomeado, por Despacho Presidencial, após aprovação em concurso público, para o cargo de Procurador-Geral Adjunto. Depois disso foi nomeado para exercer o cargo de Director do Gabinete Central de Combate ao Crime Organizado e Transnacional. (Ekibal Seda)