“Seja sério presidente Nyusi”: Venâncio Mondlane desafia Chefe de Estado a dialogar virtualmente

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 29 de Novembro de 2024-Na noite de ontem, Venâncio Mondlane, figura central na mobilização das recentes manifestações no país, utilizou uma live no Facebook para responder a declarações do Presidente Filipe Nyusi, e também para falar de vários outros assuntos.

 O Chefe de Estado havia afirmado que, se soubesse onde Mondlane estava, deslocar-se-ia para dialogar, durante o encontro com os três candidatos presidenciais das eleições de 09 de Outubro.
Mondlane começou por sublinhar que não há necessidade de o Presidente “procurar” por ele. “Presidente Nyusi, se quiser falar comigo, não tem problema nenhum. Já disse que estou disponível, seja virtualmente, por Zoom, Stream Yard, Google Meet, ou mesmo presencialmente. Basta responder à nossa carta”, afirmou.
Durante a transmissão, o opositor mostrou-se aberto a um encontro urgente. “Caso prefira algo virtual, posso estar disponível já amanhã de manhã. É só ligar da Presidência e começamos o encontro. O mais importante é que todos saibam o que o Governante pensa.”
Mondlane também aproveitou para lançar críticas à postura do governo, pedindo “seriedade e honestidade” no diálogo com a oposição. “Faça só isto, presidente. Seja sério. Não andem voltas.”
As declarações ocorrem num contexto de crescente instabilidade política e manifestações pela chamada “verdade eleitoral”. Mondlane, o qual é acusado de incitar as mobilizações, frisou que a solução passa por um diálogo franco e transparente, acessível a toda a população.
De referir que Venâncio Mondlane enviou uma carta com os termos de referências e exigências para a reunião que a princípio não tinha agenda. Mas essa carta ficou sem resposta presidencial, o que fez com que Mondlane não fosse à reunião e condicionasse a sua realização. (Bendito Nascimento)
Exit mobile version