Conforme apuramos a situação vem deixando os moradores preocupados, facto que vem levando os munícipes a acusarem o Município de Nacala-porto de nada estar a fazer para resolver o problema.
O prédio Lusitano localiza-se na zona da baixa da cidade de Nacala-Porto e em tempos foi um dos edifícios que servia de cartão de visita, mas devido aos estragos das chuvas que se fizeram sentir naquela região no princípio do ano, a situação agravou-se.
O imóvel virou actualmente esconderijo de malfeitores que na calada da noite assaltam os munícipes que por ali passam.
“Este era um prédio de referência, aqui existiam lojas e muitas coisas bonitas, mas infelizmente a falta de manutenção acabou transformando o edifício nesta situação. O pior foi a nossa escolha, razão pela qual estamos arrependidos em ter votado em Faruk Nuro. É o pior edil desta cidade que não faz nada para o bem-estar dos munícipes”, disse um munícipe.
Também está na mesma situação o Jardim Asterix, considerado um dos pontos de convergência de quase de todas idades e vias de acesso que continuam bloqueadas por conta de resíduos sólidos e águas negras.
Hoje a história do jardim é contada pelos bancos que ainda sobraram no local que virou imundo.
“Tínhamos este jardim que as nossas crianças brincavam, mas infelizmente transformou-se numa autêntica ruína. Está rua que liga o BCI em 2018 era uma pista de corrida de motorizada, mas está uma total vergonha, o outro sítio é o jardim Asterix que era um sítio verde que passávamos e sentíamos um ar puro com os nossos filhos, infelizmente tornou-se hoje num túnel nauseabundo”, revelou um outro munícipe.
Os munícipes pedem a responsabilização para aqueles que deviam trabalhar na manutenção destes locais emblemáticos e partilham a culpa ao município que segundo eles nada faz para resolver o problema.
De referir que esta é a nova imagem da capital económica, que conforme constatamos vem deixando em lágrimas os munícipes que também se sentem envergonhados pela actual situação da autarquia.
Entretanto, apesar de vários contactos para tentar ouvir a reacção do Presidente do Município de Nacala-Porto, Faruk Nuro, o mesmo não quis falar sobre o assunto. (F.E. em Nampula)