INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 15 de Setembro de 2022-A Integrity veiculou, há meses, a notícia sobre a invasão de 50 elefantes de uma reserva zimbabueana uma manada de paquidermes que emigrou para Moçambique e que já está a fazer estragos nas comunidades dos distritos de Machaze e Mossurize, na província de Manica.
Um dos 50 elefantes abandonou a manada à solta e fora de controlo vai destruindo celeiros das famílias camponesas no distrito de Mossurize facto que aumenta a preocupação das autoridades governamentais daquele ponto da província de Manica.
Os governos de Mossurize já tinham os 50 elefantes sob controle, mas do nada um abandonou a manada e desiludido vai vagabundeando de comunidade em comunidade e por onde passa deixa para trás rastros de destruição e prejuízos ainda por contar.
O administrador de Mossurize disse à Integrity que para imobilizar o paquiderme a solta já mobilizou o sector de fauna e bravia ao nível da província de Manica que tem como missão primária afugentar o animal e em caso de renitência este será declarado problemático e a posteriori será abatido.
“O elefante por onde passa vai destruindo celeiros das famílias ao longo do trajecto, mas já que temos indicações que está localizado numa zona onde devido a estiagem houve fraca produção agrícola porque o paquiderme gosta de celeiros este quando não encontra nada fica frustrado e destrói o edifício e põe se a andar e assim é complicado o encontrar” disse Fernando Samuel quem tem fé que o elefante que está a criar terror naquele distrito poderá ser encontrado e levado de volta ao seu habitat.
Os 50 elefantes que se evadiram de uma reserva zimbabueana entraram para Moçambique através do distrito de Machaze e imigraram para Mossurize onde já estão a plantar clima de medo no seio das comunidades locais. (Pedro Tawanda em Manica para IMN)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg