Segundo a mensagem apresentada por Jorge Lopez, a eleição de Daniel Chapo é uma prova inequívoca do apoio do povo à Frelimo e ao seu candidato. A mensagem aponta ainda que esta vitória tem igualmente um forte significado para o Partido Comunista Cubano que tem relações de amizade e cooperação com a Frelimo e com Moçambique.
O embaixador cubano assegurou que o seu país tem interesse em continuar a cooperar com Moçambique na educação, desporto, tecnologia e na área da saúde. Jorge Lopez, fazia-se acompanhar por Henry Lopez, Presidente da Cooperação Médica Cubana que reiterou o compromisso da sua agremiação para com a solidariedade médica em Moçambique.
Por seu turno, Daniel Chapo, agradeceu a longa e histórica amizade com Cuba, lembrando que foi naquele país onde foram formados jovens da Geração 8 de Março, que serviram em várias frentes do desenvolvimento do país logo após a independência nacional.
Daniel Chapo enalteceu igualmente a presença de médicos cubanos no país, que têm dado suporte ao Sistema Nacional de Saúde para o tratamento de várias enfermidades. Reiterou o desejo de consolidar as relações de cooperação e amizade com Cuba, um país irmão que sempre trabalhou lado a lado com Moçambique.
Daniel Chapo recebeu igualmente felicitações da Líbia, através do seu Embaixador em Moçambique, Saleh Elbuaishi, que reiterou o compromisso do seu país para o desenvolvimento de Moçambique.
O embaixador líbio disse que o seu país tem interesse em retomar projectos estratégicos de desenvolvimento económico e social em Moçambique, com destaque para a produção de arroz.
Daniel Chapo agradeceu o gesto do governo líbio e disse ser sua prioridade a dinamização das relações de amizade e cooperação com aquele país, que tem projectos concretos para Moçambique na área agrícola, e não só.