A audiência de apresentação serviu também para reafirmar o apoio da União Europeia às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), com foco em acções de treino e capacitação.
Durante a audiência, Maggiore reiterou o compromisso europeu em fornecer assistência técnica e operacional às FADM, destacando que a missão EUMAM se destina a fortalecer a capacidade de resposta e prontidão das tropas moçambicanas.
O embaixador sublinhou que o programa de assistência não se limita apenas ao treino técnico, mas também visa promover o intercâmbio de experiências e melhores práticas com os oficiais moçambicanos.
Maggiore aproveitou a ocasião para lançar um apelo à contenção da violência e do vandalismo no contexto das manifestações eleitorais, enfatizando que a União Europeia continua a monitorar a situação em Moçambique e apoia uma resolução pacífica e estável.
O representante europeu frisou que a cooperação entre a UE e Moçambique no âmbito da defesa visa, não só fortalecer a segurança nacional, mas também promover um ambiente de paz e respeito aos direitos humanos no país.
Por seu turno, Cristóvão Chume expressou as boas-vindas ao Brigadeiro Barroso e assegurou a colaboração do ministério para o êxito da missão, manifestando a disponibilidade do Ministério da Defesa Nacional em facilitar o trabalho da EUMAM e apoiar as actividades previstas no plano de assistência.
Em audiência separada, o Ministro da Defesa Nacional recebeu o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão em Moçambique, Hamada Keiji, que apresentou cumprimentos de cortesia e expressou interesse em aprofundar as relações de cooperação bilateral no domínio da defesa entre os dois países. (Nota Informativa)

