Caos pós-eleitoral (03): Mukheristas preveem aumento de preços após paralisação na fronteira de Ressano Garcia e previsão de mais dias de greve

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 11 de novembro de 2024-Sudecar Novela, Presidente da Associação dos Mukheristas, em entrevista ao Integrity Magazine, alertou para o impacto negativo que a recente paralisação na fronteira de Ressano Garcia tem causado à economia do país, em particular a da capital, prevendo possíveis aumentos de preços nos próximos dias.

O bloqueio, que surgiu após um incidente envolvendo um funcionário da migração e um manifestante, resultou em vandalismo em diversas instituições da área e fechamento da fronteira, o que atrasou a entrada de mercadorias.

Segundo o líder da associação, os caminhões que transportavam produtos perecíveis, como frutas, batatas e vegetais, ficaram retidos por vários dias, o que causou a deterioração dos produtos. “Perdeu-se cerca de sete a oito mil sacos de batata, e ainda estamos apurando as perdas com frutas e vegetais,” revelou. Embora as autoridades tenham autorizado o uso de fronteiras alternativas, como Namaacha e Goba, a maioria dos caminhões só conseguiu seguir viagem na sexta-feira, após dias de espera.

A situação tem gerado prejuízos para os comerciantes, uma vez que os produtos que não foram vendidos, devido à falta de transporte, tiveram que ser descartados. “Quando passa um dia sem vender, já é prejuízo, e quando a mercadoria começa a deteriorar, é dinheiro jogado fora,” explicou o presidente.

A associação está a orientar os seus membros a evitarem realizar novas compras durante o período de greve, visto que os prejuízos já registados não serão repostos. “Esse é um investimento pessoal de cada um, e os bancos não têm como cobrir esses custos,” afirmou. O presidente também fez questão de destacar que, além da perda financeira directa, a falta de produtos nos mercados afetará a disponibilidade de alimentos e outros bens essenciais, prejudicando ainda mais os consumidores.

Além disso, o presidente alertou sobre a possibilidade de especulação de preços no mercado, caso a oferta de produtos continue escassa. “Quando a oferta diminui e a demanda aumenta, é natural que os preços subam”, destacou. A expectativa é que o impacto seja negativo tanto para os consumidores quanto para os próprios mukheristas, que terão dificuldades em manter suas receitas normais.

ADVERTISEMENT

Contudo, a Associação dos Mukheristas continua a monitorar a situação e pede cautela aos operadores durante este período da quarta e última etapa das manifestações que será anunciada hoje por Venâncio Mondlane. ( Bendito  Nascimento )

Exit mobile version