Acerca desta mudança, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FNB Moçambique, Sérgio Chitará, afirmou: “Após a aprovação regulamentar, temos o prazer de nomear Dennis Mbingo como o nosso novo Administrador-Delegado. A sua perspicácia estratégica e conhecimentos técnicos, bem como o seu historial de sucesso de nove anos como CEO do FNB Eswatini, que recentemente concluiu com sucesso a listagem na bolsa de valores local, posicionam-no bem para orientar e liderar o FNB Moçambique na sua próxima fase de crescimento.”
Contabilista de profissão e um profissional experiente do sector empresarial, Mbingo possui uma carreira de mais de 24 anos, 17 dos quais no sector dos serviços financeiros.
Antes desta nomeação, Mbingo foi Chief Executive Officer ( CEO) do FNB Eswatini durante quase nove anos. Ao longo da sua carreira tem, também, apoiado os esforços de expansão do Grupo FirstRand para a África Ocidental, primeiro como Executivo de Projectos de Expansão do FNB Africa, e depois como Responsável de Operações do FNB International, antes de regressar para Eswatini.
Ao aceitar o seu novo papel, Mbingo expressou gratidão ao Conselho de Administração: “É uma honra ser nomeado para esta posição de elevada importância para a organização. Pretendo colaborar de perto com o Conselho de Administração, com a comissão executiva e com os colaboradores do Banco com o objectivo de acrescentar valor aos nossos Clientes, parceiros de negócio, accionistas e a sociedade no geral. No centro de tudo o que fazemos estão os valores da integridade, da confiança e do serviço aos nossos clientes. Estes continuarão a ser os nossos princípios orientadores à medida que continuamos a nossa viagem.”
Nas suas diversas funções, é um forte defensor de iniciativas de crescimento económico e desenvolvimento que priorizem, de forma consistente e deliberada, a sociedade como um factor-chave para uma estabilidade sustentável. Além disso, ele vê a sua principal vocação nas pessoas e no desenvolvimento da liderança, com um foco particular na juventude. Ele aprecia a ideia de os líderes serem intencionais no desenvolvimento de futuros líderes.
O PCA Chitará agradeceu, ainda, ao Administrador-Delegado cessante, Peter Blenkinsop, afirmando: “Agradecemos ao Peter pela sua liderança excepcional ao longo destes anos, que foi crucial para enfrentar os desafios do sector bancário e para promover a nossa visão estratégica.”
Reflectindo sobre o seu mandato, Blenkinsop comentou: “ Tive a sorte de trabalhar com um Conselho de Administração forte e uma equipa de gestão dedicada. Juntos, definimos uma visão centrada no cliente e um conjunto de objectivos estratégicos para concretizar essa visão. Muitos dos nossos objectivos foram atingidos (em especial no domínio digital e tecnológico) e alguns estão ainda em curso. Actualmente, a marca (e o banco) estão muito melhores comparado ao que eram há 4 anos. Acredito firmemente que, com o tempo, a nossa actual equipa de gestão, sob a liderança do Sr. Mbingo e do nosso Conselho de Administração, levará o FNB a patamares ainda mais elevados, à medida que cumprimos com a promessa da marca que é de ajudar, e continuamos a esforçar-nos para prestar um serviço excelente. Desejo sucesso contínuo, ao Conselho de Administração e à equipa de gestão, na sua visão de transformar e fazer crescer o FNB Moçambique”.
O Conselho de administração está optimista quanto ao futuro sob a liderança de Mbingo, confiante de que ele irá fortalecer ainda mais a posição do FNB Moçambique no panorama financeiro nacional. À medida que a indústria bancária evolui, o FNB Moçambique continua comprometido em servir os seus clientes e parceiros, assegurando um crescimento e sucesso sustentáveis.