De acordo com fontes militares, as FADM e Forças amigas já recuperaram a aldeia Cobre, em Macomia e as operações continuam, onde os terroristas foram sufocados e saíram em debandada do litoral de Macomia e foram se refugiar nas matas de Namarrussia.
Sem alternativas e num total desespero, “Integrity” apurou que a única estratégia que o grupo terrorista usa actualmente é a activação e explosão de engenhos improvisados ao longo da Estrada Nacional (EN380), concretamente no troço entre Chitunda e Oasse, uma vez que já perdeu vários membros nas operações que decorrem e os poucos que ficaram vivem num estado de fome, onde têm recorrido a incursões nas aldeias para roubar alimentos da população e assassinar a mesma.
Entretanto, com as operações que decorrem desde o passado dia 15 de outubro, as FADM conseguiram devolver a transitabilidade no corredor de Mucojo, antevendo-se que nos próximos dias a população poderá regressar normalmente para aquela região, onde a estrada encontra-se a ser reabilitada.
De referir que estas operações decorrem numa altura em que alguns supostos militares têm feito vídeos anunciando posições subversivas, violando aquilo que é o papel das FADM que é de garantir a soberania nacional, defender a integridade territorial e paz nacional. As FADM têm sido a espinha dorsal da moçambicanidade, onde uma das grandes lutas têm sido a defesa do País e dos valores que unem todas as culturas e etnias nacionais. (INTEGRITY)