Lidimba, estava em missão oficial no local e sofreu um acidente de viação num período entre 15h30 e 16h, quando o veículo onde se encontrava despistou-se e capotou. Segundo o ministro, um dos acompanhantes de Lidimba sobreviveu ao impacto, mas sofreu ferimentos e está sob cuidados médicos.
Durante o pronunciamento, Pascoal Ronda expressou condolências à família do Director-Geral e aos funcionários do SISE, lamentando a perda do líder que, desde junho de 2022, chefiava o órgão máximo da inteligência moçambicana. Bernardo Lidimba havia sido nomeado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e seu papel era considerado crucial na estratégia de segurança do país.
O governo informou que as circunstâncias exactas do acidente estão sob investigação, e novos detalhes serão comunicados oportunamente.
De referir que Bernardo Constantino Lidimba havia sido nomeado Director-Geral do SISE pelo Presidente Filipe Nyusi em junho de 2022, em uma decisão vista como um reforço “significativo” para a segurança e a inteligência do país. (INTEGRITY)