Entretanto, numa altura em que algumas vozes apelam pela paz, regresso da normalidade e abraço entre os moçambicanos, eis que uma cidadã supostamente pertencente ao partido Frelimo em Niassa, grava um vídeo que conforme a nossa checagem e verificação é verdadeiro, anunciando que entre os dias 29 e 30 de outubro iriam vandalizar ou invadir a residência da tia de Venâncio Mondlane em Niassa.
“Camaradas, faltam horas só ou minutos. Estão a ver bem este relógio, no dia 29 e no dia 30, anuncio a vandalização que vamos fazer na casa da tia do Venâncio (…) só faltam minutos. Nós frelimistas vamos vandalizar a casa da tia de Venâncio. Na casa da mãe do Venâncio. Eu conheço muito bem. No dia 29 e 30, anúncio camaradas que nós vamos vandalizar, camaradas. Custa que custar, nós já estamos cansados camaradas. Você vai vandalizar antenas, machambas. Nós vamos vandalizar a casa da tia de Venâncio Mondlane, conhecemos muito bem (…)”, disse a cidadã em questão que aparece com um relógio plástico no vídeo.
Entretanto, a situação já está a alimentar a fúria dos apoiantes de Venâncio Mondlane que também pretendem responder o acto caso aconteça, ou mesmo, se vier a acontecer. Alguns chegaram mesmo a afirmar que “nós também vamos vandalizar a sua casa”. Outros internautas chamaram-na de criminosa e questionam se isto não é crime. “Mexeu com um mexeu com todos”, escrevem apoiantes de Venâncio Mondlane.
De referir que este vídeo surge num momento em que o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) através do seu porta-voz, Orlando Mudumane, veio ao público anunciar que a corporação já abriu um processo contra Venâncio Mondlane e seus apoiantes que supostamente destruíram infraestruturas da policia em Nampula, assim como o Presidente da República e do partido Frelimo, Filipe Nyusi disse ontem para que “juventude não seja instrumentalizada”, tendo na ocasião fechado as portas para qualquer dialogo ou negociação com Venâncio Mondlane. (Omardine Omar)