INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 08 de Setembro de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, confirmou esta quarta-feira (07), em Gaza, que os terroristas atacaram o Posto Administrativo de Chipene, no distrito de Memba, na província de Nampula. Filipe Nyusi informou que os terroristas sequestraram, decapitaram e incendiaram casas.
Dados colhidos pela nossa reportagem indicam que o distrito de Memba, em Chipene, foi o maior alvo dos ataques, tendo sido mortos 6 (seis) pessoas por decapitação, destruídos os Centros de Saúde, escolas e várias casas incendiadas.
No terreno, várias são as famílias que estão assustadas, que fazem de tudo para sair das suas zonas de origem para a vila-sede do distrito de Memba e Nacala-a-velha.
Na ocasião, Filipe Nyusi revelou que foi capturado um terrorista que desempenhava a função de recrutador na província de Nampula. Esse recrutador terá sido recrutado, há alguns anos, por um famoso líder terrorista que responde pelo nome de Sualé, que posteriormente seria posto fora do combate pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Nyusi avançou estes dados, esta quarta-feira (07), no decurso das cerimónias centrais do Dia da Vitória, na cidade de Xai-xai, capital provincial de Gaza, onde condecorou 30 antigos combatentes com o título honorífico de Veterano da Luta Armada de Libertação de Moçambique.
De salientar que, em Nampula, os terroristas já atacaram, em menos de uma semana, os distritos de Eráti e Memba, onde, neste último, assassinaram uma irmã missionaria comboniana, de nacionalidade italiana, que em vida respondia pelo nome de Maria Coppi e queimaram uma viatura 4×4 e o centro. (INTEGRITY)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg