INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 07 de Setembro de 2022 – O Presidente do Conselho Autárquico da Maxixe, Fernando Bambo, na Província de Inhambane, afastado do Comité distrital na Conferência eleitoral do último Sábado, 3 de Setembro de 2022, deve estar a abandonar seu mandato nas mãos de João Francisco Wache, seu confidente vereador para as áreas de Planificação, Administração Geral, Finanças e Património.
Na verdade, até a convocatória lavrada ontem, 6 de Setembro, para a cerimónia da celebração dos 48 anos dos acordos de Lusaka, foi assinada pelo vereador Wache, apesar da presença do Presidente do Conselho Autárquico da Maxixe e em pleno exercício das suas funções a luz da lei. Há quem não está assustado nem surpreendido com esta inovação governativa no município da Maxixe, por admitir que desde a conferência eleitoral que “cilindrou” Fernando Bambo da qualidade de membro do Comité do partido, já não há paz nem sossego no Conselho Municipal.
Pese embora esteja presente nas cerimónias do dia 7 de Setembro, Fernando Bambo destacou-se ao medir sua tensão arterial na feira para serviços de saúde montada na praça 25 de Setembro, no coração da cidade. Entretanto, as conversas dos funcionários e vereadores naquela cidade são de satisfação pela não eleição de Fernando Bambo a membro do Comité distrital da Frelimo. Tal, revela que já havia grande insatisfação ao nível interno por aquela governação que se ocupou essencialmente na descontinuidade dos programas deixados a meio pelo anterior edil. Pior ainda, até as actividades por si planificadas e aprovadas pela Assembleia Municipal, não estão sendo realizadas, mesmo faltando escassos meses do fim do mandato de 5 anos.
A direcção de Fernando Bambo nos destinos do Conselho Municipal não incrementou valor algum na Maxixe. Telávio José Churana, um dos seus vereadores que até à data das eleições municipais que elegeram Bambo, exercia as funções de Secretário da Organização da Juventude na cidade, não conseguiu manter sua qualidade de membro no Comité da cidade.
Refira-se que o facto de Fernando Bambo não ser membro do Comité da Cidade pela Frelimo, por si só, constitui prenúncio da sua queda como edil, nas eleições que se avizinham, sendo por isso que a sua permanência na qualidade de Presidente do Conselho Autárquico da Maxixe só vigora enquanto não se realizam as próximas eleições autárquicas no país. (António Zacarias)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg