Esta decisão surge na sequência da falta de pagamento das suas obrigações financeiras à IATA Clearing House (ICH), empresa que gere a compensação de pagamentos entre companhias.
Nossa reportagem entrou em contacto com a Oriente Travel & Touros, uma agência de viagem, localizada na cidade de Maputo, confirmou a informação, mas garantiu que os passageiros que compraram passagens da Emirates, mas que utilizariam voos da LAM, serão encaminhados para outras companhias aéreas regionais , como Airlink, Cemair e Ethiopian Airlines, em reservas involuntárias na classe mais baixa disponível, ou caso contrário os clientes podem solicitar reembolsos, de seus valores monetários.
Este anúncio é mais um alerta vermelho para a saúde financeira da LAM, uma empresa que já passava por anos de dificuldades. A dívida crescente, a redução de frequências de voos e a diminuição de serviços que têm afetado sua capacidade de competir em um setor pela má gestão
De referir que com esta medida de suspensão da Emirates além de uma simples questão administrativa. As consequências dessa interrupção podem ser profundas e duradouras para o sector aéreo moçambicano e para a economia do País.
Moçambique atravessa um momento em que economia está cada vez mais integrada com mercados internacionais, especialmente no sector de petróleo e gás e com a falta de conectividade aérea com o resto do mundo pode se traduzir em dificuldades logísticas e aumento dos custos operacionais para investidores e empresas. colocando ainda a imagem do país em causa.
A suspensão por falta de pagamento à IATA é um sinal claro de dificuldades financeiras profundas. A confiança dos parceiros internacionais e dos clientes na LAM já estava abalada, mas esse incidente reforça a percepção de uma empresa que enfrenta desafios estruturais graves. Companhias internacionais podem hesitar em estabelecer ou manter laços com a LAM, temendo um possível colapso.
Esta situação poderá obrigar o governo moçambicano como accionista principal a injectar fundos para garantir a sua sobrevivência. (Nando Mabica)