Ainda de acordo com o INAM prevê-se igualmente, a ocorrência de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, situação esta que poderá provocar uma agitação no mar e gerar ondas com altura até 5 metros, a sul do paralelo 24 graus sul.
Face a esta situação que poderá criar desconforto, a entidade oficial responsável pela partilha e monitorização do estado de tempo em Moçambique, recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança face aos riscos associados aos ventos fortes.
Importa referir que, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) alertou esta segunda-feira (14.10) no distrito de Boane, as populações para a tomada de medidas de precaução, face à previsão de inundações nas províncias do Sul e Centro do país, na presente época chuvosa.
Luísa Meque garantiu, no entanto, que a instituição que lidera (INGD), está em prontidão para socorrer as possíveis vítimas.
A Presidente do INGD falava esta segunda-feira (14.10) no distrito de Boane, província de Maputo, sul do país, nas celebrações do Dia Internacional de Combate aos Desastres Naturais, assinalado este domingo. (Nando Mabica)