INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 06 de Setembro de 2022 – É mais um caso tenebroso, ligado a um suposto mecanismo de recrutamento do grupo terrorista a partir de alguns distritos da província de Nampula e que está a agitar as populações dos distritos de Palma e Macomia.
Desde sábado (03), a partir de uma colaboração de militares e alguns membros da sociedade, despoletou-se que mais de 100 pessoas que partiam de diferentes locais com destino aos distritos de Palma e Macomia, na província de Cabo Delgado, eram portadores de declarações falsas, supostamente emitidas em diferentes locais dos distritos de Nacala-Porto, Eráti, Memba e Chiúre pelas autoridades locais.
As declarações em questão contêm o seguinte teor: “esta declaração destina-se para efeitos de deslocar-se para a província de Cabo Delgado, no distrito de Palma, afim de irem pescar (…)”. As outras declarações comportam a seguinte informação: “esta declaração destina-se para efeitos de deslocação de Nacala-Porto para o Distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, a fim de visitar o seu irmão de nome (…) aldeia Nandingo, no prazo de 90 dias, e leva uma pasta de roupa para uso, por ser verdade passou-se a presente declaração que vai ser identificado com carimbo e tinta a óleo em uso neste bairro (…)”.
Das informações colhidas de fontes militares e administrativas, constatamos que as declarações em causa não foram assinadas pelas verdadeiras autoridades locais, de onde as pessoas visadas dizem ter saído, facto este que levou alguns administradores e secretários a tomar medidas pontuais, pois alguns se encontram de férias e outros já não desempenham as funções que os documentos lhes imputam.
A “Integrity” apurou também que a maior parte das declarações foi falsificada em Nacala-Porto, onde se acredita existir uma central de emissão das declarações. Contudo, a página noticiosa Pinnacle News foi a primeira a difundir os primeiros casos de detenção e a desvendar esta situação, tendo avançado que as autoridades militares, policiais e políticas do distrito de Palma e outros pontos estavam a fazer uma investigação a pente fino sobre como as pessoas teriam adquirido as referidas declarações e quem são as pessoas por detrás das mesmas.
De referir que maior parte das pessoas que depois viria a ser capturada e acabara engrossando as fileiras dos terroristas chegou a Cabo Delgado por alegadamente ir atrás de pescado. (Omardine Omar)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg