Carlos Matsinhe, Presidente da CNE, falava, hoje, por ocasião da votação relativa às Sétimas Eleições Presidenciais, Legislativas, Quartas das Assembleias Provinciais e de Governador da Província, a ter lugar amanhã.
“Convidamos a todos os cidadãos eleitores a se dirigirem às Assembleias de Voto que abrem amanhã, 9 de outubro de 2024, das 07h00 às 18h00, em todo o território nacional e no estrangeiro”, exortou Carlos Matsinhe.
Segundo o Presidente da CNE esta é uma oportunidade única, ímpar e expressão de soberania pois trata-se de um dia de decisão sobre quem tem a legitimidade de governar em nome e defesa dos interesses dos moçambicanos. Por isso recomendou a observância da lei.
“Auguramos que uma vez exercido o direito de eleger, o eleitor volte para a sua residência e empenhe-se em outros afazeres enquanto aguarda tranquila e serenamente pelo anúncio dos resultados pelas entidades competentes. A lei diz que ninguém deve votar e permanecer no local da votação”, advertiu.
Em relação a presença da Polícia da República de Moçambique, Matsinhe, lembrou que estes devem escrupulosamente respeitar o código de conduta, permanecendo atentos para garantir a ordem e segurança permanecendo apenas um agente num raio de 300 metros da assembleia de voto. (Ekibal Seda)