As iniciativas decorreram, nos dias 20 e 28 de setembro, em parceria com a empresa ‘Reciclagem e Serviços’ e a associação ‘Repensar’, pretendendo incentivar acções práticas que mitiguem o impacto ambiental.
No dia 20 de Setembro, em colaboração com a ‘Reciclagem e Serviços’, realizou-se uma sessão de sensibilização na Escola Primária Filipe Samuel Magaia, em Maputo. Esta acção foi dirigida aos alunos, com o objectivo de alertar para as consequências do descarte inadequado de plásticos. Durante a sessão destacou-se o facto de que, com o passar do tempo, o plástico acaba por se fragmentar em microplásticos que interferem negativamente com os ecossistemas e com a saúde humana. A sessão, que contou com a participação de 160 alunos, culminou com uma acção de limpeza nas instalações da escola.
Já no dia 28 de Setembro, em parceria com a ‘Repensar’ e sob o lema ‘Dê Espaço à Vida’, realizou-se uma limpeza de praia, na zona localizada atrás do mercado da Magumba e Frango, também em Maputo. Esta iniciativa, que contou com a particapação de diversas entidades, permitiu que fossem recolhidos 320 kg de lixo. Para além da acção de limpeza, foram plantadas na praia mais de 100 árvores casuarinas. Esta actividade contou com a participação activa dos colaboradores do Access Bank Mozambique.
“Através das nossas iniciativas de limpeza e sensibilização, esperamos aumentar a consciência sobre os efeitos nocivos dos resíduos plásticos nos ecossistemas e na saúde humana. Ao envolver os nossos colaboradores, os seus familiares e a comunidade em geral, reafirmamos o nosso compromisso com um futuro mais sustentável, através da protecção ambiental e da promoção de espaços mais saudáveis”, afirmou Marco Abalroado, Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique.
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma iniciativa global de enorme relevância, que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para combater a poluição e os resíduos, especialmente os plásticos, que se acumulam nos ambientes naturais. Celebrado anualmente em Setembro, este dia representa um esforço colectivo para enfrentar um dos maiores desafios ambientais da actualidade: o descarte inadequado de lixo e a sua acumulação nos oceanos, praias, rios, florestas e áreas urbanas.