INTEGRITY–MOÇAMBIQUE,05 de Setembro de 2022 – A Moçambique Telecom (Tmcel) está a proceder à modernização e expansão da rede de transmissão, com a instalação do “backbone” de elevado desempenho e fiabilidade, num investimento de 132 milhões de dólares.
A melhoria da rede vai permitir o aumento da capacidade de transmissão, aperfeiçoando, deste modo, o desempenho na ligação dos clientes – empresas e instituições – à Internet, através do aproveitamento total da banda larga cuja capacidade passará de 50 GB para 400 GB.
Esta informação foi transmitida pelo PCA da Tmcel, Mahomed Rafique Jusob, à margem da cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a operadora de telecomunicações e a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), que decorreu na Feira Internacional de Maputo (FACIM).
O acordo, segundo explicou Mahomed Rafique Jusob, visa o fornecimento de serviços de banda larga [Internet] e de telecomunicações às próximas edições da maior feira agrícola, industrial e comercial do País, para que sejam disponibilizados aos expositores nacionais e estrangeiros.
“Estamos a fazer a transformação e modernização da nossa rede, investindo 132 milhões de dólares. Está em curso a instalação do ‘backbone’ em fibra óptica, que vai passar de 50 GB de capacidade para 400 GB, com vista a alargar a capacidade do serviço a partir de Inchope para Tete, Inchope–Chimoio, Inchope-Nampula e Inchope-Pemba”, frisou o PCA da Tmcel.
Este é um projecto que vai permitir a expansão da cobertura e melhoria da qualidade da rede da Tmcel, no que respeita especificamente aos serviços de voz e dados, bem como o aumento da capacidade e disponibilidade de serviços prestados aos clientes.
Neste momento, Jusob avançou que o projecto de modernização da rede desenrola-se na província de Gaza, após ter já alcançado o distrito de Morrumbene, em Inhambane.
Em paralelo com esta empreitada, a Tmcel está a proceder à instalação de várias antenas na cidade da Beira, província de Sofala. (Diário Económico)