INTEGRITY–MOÇAMBIQUE,05 de Setembro de 2022 – Depois de terem escalado no mês de Junho, uma povoação do posto administrativo de Lúrio, no distrito de Memba, os terroristas voltaram a colocar mais um alerta de expansão das suas incursões na província de Nampula, ao realizarem aquele descrito como o primeiro ataque na província de Nampula. Conforme explicaram fontes locais e as autoridades, o ataque ocorreu na madrugada do último sábado (03).
O local escalado pelos terroristas foi o povoado de Kutua, no posto administrativo de Namapa, distrito de Eráti, passando a constar na lista dos locais atacados pelos terroristas que actuam em Cabo Delgado desde 2017. De acordo com relatos colhidos pela nossa reportagem, o grupo armado, rompeu a região com disparos e gritando “Allahu akbar” e de seguida, queimou, depois de saquear medicamentos, o Centro de Saúde local, a Escolar primária e várias casas da população foram consumidas pelo fogo.
Reagindo ao ataque, o administrador de Eráti, Manuel Manussa, confirmou à comunicação social e assegurou que as autoridades estão a avaliar os danos.
Entretanto, “Integrity” apurou que o grupo de terroristas que atacou Kutua é o mesmo que nos últimos dias, percorreu Nacuale, Megaruma e Metoro no distrito de Ancuabe e em comunidades do posto administrativo de Chiúre-Velho, no distrito de Chiúre, onde para além de queimarem bens da população, igualmente mataram cerca de 12 camponeses. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba)