INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 05 de Setembro de 2022 – Foram no total 125 reclamações apresentadas pelos consumidores financeiros do Banco Millennium BIM, num conjunto de 435 apresentadas contra 18 instituições financeiras durante o primeiro semestre do presente ano.
A informação consta num comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Banco de Moçambique (BM) que explica que as reclamações foram feitas ao abrigo dos artigos 16 e 17 do aviso n° 9/GBM/2020, de 31 de Dezembro.
As reclamações feitas ao BIM correspondem a 28.7% do peso total, num índice de 6.8, uma vez que o âmbito de incidência foram as ATM, Conta bancária, crédito, central de registos de crédito, cartão bancário e transferência.
Conforme demonstra o comunicado do BM, um dos factores para o elevado número de reclamações ao BIM é pelo facto de ser um banco com mais de um milhão de clientes. Já na segunda posição está o BCI com 70 reclamações e um peso total de 16.1%, num índice de reclamações de 3.3, onde o âmbito de incidência foram as ATM, conta bancária, crédito, cartão bancário e transferência.
No role das instituições bancárias, com 200 mil a um milhão de clientes, o ABSA aparece com 26 reclamações, Standard Bank com 32, Moza Banco com 13. Entretanto, mesmo com o leque de denúncias que têm circulado pelas redes sociais e não só, os serviços de moeda electrónica, concretamente o M-Pesa só teve duas reclamações, relacionadas com as transferências. (Omardine Omar)