Nove anos depois: Escola Industrial 1º de Maio em Maputo inaugura sua oficina de electricidade com apoio da EDM

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 23 de setembro de 2024-Nesta segunda-feira, (23 de setembro), o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gôndola, oficializou a inauguração da nova oficina de electricidade na Escola Industrial 1º de Maio, na cidade de Maputo. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional e a Electricidade de Moçambique (EDM), o projecto visa proporcionar melhores condições para as aulas práticas e fomentar o desenvolvimento de competências técnicas em electricidade.

“Este é um momento de orgulho para todos nós, pois representa mais do que uma abertura de um espaço físico, marca o início de uma nova era de oportunidade para os estudantes”, declarou Joaquim Ou-Chim, PCA da EDM, durante a cerimónia. Também, sublinhou que o investimento feito não só visa atender às necessidades do sector energético, mas também promover inovações que contribuam para o crescimento sustentável do país.

O equipamento, entregue em 2015 como parte de um memorando de entendimento assinado em 2014, estava aguardando condições para ser montado devido à necessidade de reabilitação das instalações. “Esperávamos por este equipamento há nove anos. As oficinas, construídas em 1946, não haviam passado por nenhuma reabilitação desde então”, afirmou o Director da Escola Industrial 1º de Maio, destacando os desafios enfrentados até a conclusão das obras.

Para Ou-Chim, este projecto simboliza o compromisso da EDM com a formação de jovens talentos: “Estamos a criar uma ponte entre a formação escolar e o mercado de trabalho”, concluiu.

Mety Gôndola, destacou a importância de iniciativas como esta, para o futuro do ensino técnico em Moçambique: “Este esforço conjunto vai facilitar que as nossas empresas, ao receberem os nossos formandos, o façam sem grandes custos adicionais com formação. Aproximamos o que é ensinado nas instituições da realidade do mercado,” disse o Secretário de Estado. Mencionou que, das 245 instituições de educação profissional no país, 29 estão dedicadas a qualificações industriais, um avanço crucial para a economia de Moçambique.

Já o Representante de Assuntos Sociais da Cidade de Maputo, ao discursar sobre o histórico da Escola Industrial 1º de Maio, ressaltou que a implementação de novas infraestruturas e a aquisição de equipamentos são passos cruciais para que, em 2025, se retome a formação com base no modelo modular, focado em áreas como electricidade de manutenção industrial e climatização.

“Estamos comprometidos em preservar as infraestruturas reabilitadas e assegurar que o equipamento entregue seja bem utilizado em prol do desenvolvimento educacional”, finalizou o representante, reforçando o papel da parceria entre o setor público e a EDM. (Bendito Nascimento)

Exit mobile version