“A situação está controlada, e a população tem circulado livremente nos últimos dias”, afirmou Kagame. Também frisou que os recentes combates enfraqueceram os insurgentes nas áreas de Catupa, Messalo e Mucojo, situadas a cerca de 100 quilômetros da vila.
Embora ainda ocorram algumas operações, Kagame, que falava a TVM, assegurou que os esforços das forças conjuntas continuam para manter a segurança e evitar o ressurgimento dos grupos rebeldes, que por anos usaram Mocímboa da Praia como um de seus principais redutos.
Mocímboa da Praia foi invadida pelos rebeldes em 2017 e permaneceu ocupada por meses, resultando na destruição de infraestruturas vitais e na fuga de milhares de residentes. A vila, situada perto das operações de gás em Afungi, Palma, tem sido um ponto estratégico no conflito em Cabo Delgado.
A insurgência, associada ao Estado Islâmico, tem assolado a província desde 2017, e resultou no deslocamento massivo de civis e em acções militares constantes para tentar retomar o controlo das áreas afetadas. (Bendito Nascimento)